A Escola de Química é a mais tradicional unidade de ensino de Engenharia Química do país.
A Engenharia Química nacional nasceu na Escola de Química e dela originou-se a COPPE, através do Programa de Engenharia Química, montado com professores e alunos da Escola de Química. A Escola de Química cresceu muito nos últimos anos, criando seu próprio Programa de Pós-graduação, atendendo com esse várias linhas de pesquisa características da Engenharia Química.
Entre elas, destaca-se a Química Verde. A tradição da Escola de Química em pesquisas sobre transformações de biomassa e Catálise, dois dos doze princípios da Química Verde, gerou um dos mais fortes núcleos em Química Verde no país, o qual contempla áreas diversas tais como:
– Processos biotecnológicos
– Enzimas e catalisadores biológicos
– Catalisadores específicos para a conversão de biomassa
– Novos materiais e compósitos a partir de fontes renováveis
– Caracterização de biomassa
A Escola de Química, dispondo de um núcleo de projetos em Química Verde que recebeu nos últimos 3 anos dotações superiores a 30 milhões de reais em parcerias com empresas, decidiu que era tempo de constituir um núcleo de Gestão de Projetos. Para tal, valeu-se da expertise de sua equipe de Gestão Tecnológica, uma das áreas mais fortes da Escola de Química, que já produziu 348 teses de doutorado, 887 dissertações de mestrado acadêmico e 83 dissertações de mestrado profissional. Tal competência acumulada em Gestão dificilmente se encontrará em qualquer outro núcleo de Química no Brasil.