O presidente da Braskem, Carlos Fadigas, afirmou hoje que o projeto de construção de uma fábrica de polipropileno (PP) produzido a partir da cana de açúcar, o chamado PP verde, deverá demandar investimentos da ordem de R$ 170 milhões. A etapa de engenharia da nova fábrica já foi concluída e até o final de maio o projeto deverá ser analisado pelo Conselho de Administração da petroquímica.
A maior parte dos investimentos, segundo Fadigas, deverá ser concentrada em 2013. O início das operações da unidade, com capacidade estimada em 30 mil toneladas anuais, deverá ocorrer somente no segundo semestre do próximo ano.
Fadigas também revelou, em coletiva a jornalistas realizada em São Paulo, que as sinergias projetadas com a aquisição de ativos da norte-americana Dow permanecem em linha com os valores projetados inicialmente. “Projetamos inicialmente sinergias de US$ 140 milhões em valor presente líquido (VPL) e não chegamos a um número materialmente diferente disso”, afirmou Fadigas, sem contudo falar um número mais atualizado.
A aquisição da Dow foi concluída em outubro do ano passado e adicionou quatro fábricas ao portfólio de unidades da Braskem. Por conta do aumento da representatividade dos negócios internacionais na Braskem, a petroquímica desmembrou a coordenação dos ativos no exterior. Nos Estados Unidos e na Alemanha, países onde estavam as fábricas da Dow, a coordenação será feita por Fernando Musa. Já as operações da Braskem na América Latina serão comandadas por Roberto Bischoff.
Fonte: Estadão