As empresas de manufatura estão constantemente buscando alcançar a sustentabilidade. Frente a isso, a Airbus, a maior empresa fabricante de aeronaves, tem investido em iniciativas para impulsionar uma indústria aeroespacial mais “verde”.
A Airbus criou o Conselho Consultivo para Reciclagem de Compósitos, que irá introduzir a companhia uma gestão especial relacionada a reciclagem e reutilização dos materiais compósitos. A empresa tem planejado uma série de programas com foco em tecnologia por trás da reciclagem de compósitos poliméricos reforçados com fibra de carbono (CFRP).
Até o período de 2020 a 2025, a Airbus planeja que 95% dos resíduos do processo de fabricação de CFRP serão destinados a reciclagem. Deste montante, é esperado que reaprovetar 5% do reciclado para retornar ao setor aeroespacial.
A ideia de criar o Conselho Consultivo para Reciclagem de Compósitos da Airbus resultou do comprometimento da empresa por um futuro sustentável na aviação. A utilização de materiais reciclados diminui o impacto ambientais ao longo de todo o ciclo de vida da aeronave.
Fonte: MaxiQuim