A Natura, empresa brasileira de cosméticos e perfumaria, tem investido em embalagens feitas 100% de PET reciclado pós-consumo. Apenas em 2016 foram mais de 240 toneladas de material reaproveitado, representando quase 5,2 milhões de garrafas PET que deixaram de ser descartadas. Ao todo, cerca de 20% das embalagens da companhia são feitas com mais de 50% de plástico reciclado ou de origem renovável. A empresa tem apostado em linhas ambientalmente responsáveis, como a Ekos, que apela para a conexão da marca com o meio-ambiente. Além do plástico, a empresa também está investindo na produção de embalagens feitas com vidro reciclado.
Seguindo esta estratégia, a Natura procura aumentar a utilização do chamado Polietileno Verde, que é feito a partir de cana de açúcar, e busca informar aos seus consumidores sobre as reduções do impacto no momento em que adquirem produtos pelo site. Esta postura de consciência ecológica contribuiu para manter as vendas da empresa estáveis durante a crise em 2016, apesar de que os lucros no ano caíram mais de 40% no período.
Impactos sociais também têm sido positivos, apesar de mais difíceis de mensurar. A utilização de materiais pós-consumo para as embalagens, segundo a empresa, acaba movimentando todos os setores da reciclagem, auxiliando especialmente as cooperativas de catadores, com as quais a empresa mantém alguns projetos em parceria para viabilizar e melhorar a cadeia de reciclagem.
Fonte: Maxiquim