O destino do plástico usado no planeta é uma das questões-chave da sustentabilidade. Em setembro, a Holanda – reconhecida internacionalmente pelo amplo uso de ciclovias – pode ter chegado em uma possível solução. Acaba de ser inaugurada, em Zwolle, Nordeste do país, a primeira ciclovia que tem em sua composição 70% de plástico reciclado de garrafas, copos e embalagens.
(Reprodução/CASACOR)
O caminho possui 30m, contém o equivalente a 218 mil copos plásticos e deve durar três vezes mais do que seu par de asfalto.Composta de blocos pré-fabricados, a via conta com sensores que a monitoram e indicam o desempenho, a temperatura e o número de bicicletas passando. Quando montados, o caminho formado também serve como reservatório de água, já que a constituição é porosa e drena a chuva. Em entrevista ao jornal The Guardian, Anne Koudstaal e Simon Jorritsma, responsáveis pelo projeto, explicam que a ciclovia é só o começo e que pretendem aumentar ainda mais a porcentagem de plástico na composição. “Vocês vêem uma garrafa, nós vemos uma estrada” afirmou Jorritsma quando apresentou o plano ainda em 2015.
(Reprodução/CASACOR)
Hoje, o asfalto concreto é responsável pela emissão de 1,5 milhões de toneladas de dióxido de carbono por ano, e no início de 2018, a União Européia lançou um plano urgente para que até 2030, todos os resíduos plásticos de embalagens sejam reutilizável ou reciclado.