Clientes de Boituva, Capela do Alto, Indaiatuba, Vinhedo e Votorantim serão contemplados com investimentos da CPFL Piratininga para a realização de projetos de eficiência energética. A distribuidora irá destinar cerca de R$ 6 milhões para a concretização de iniciativas propostas por seis consumidores em sua Chamada Pública 2019. O objetivo é tornar mais inteligente o uso da energia elétrica nos estabelecimentos, evitando desperdícios, reduzindo custos e trazendo benefícios ambientais.
A expectativa é que as melhorias proporcionem uma economia anual de 2,5 mil megawatts-hora (MWh) no consumo de energia dos clientes selecionados. A título de comparação, o volume seria suficiente para abastecer uma cidade de mil habitantes por um ano. Além de contribuir para a redução das contas de luz das unidades consumidoras, a ação também contribui para o meio ambiente, evitando a emissão de 182 toneladas de CO2 na atmosfera, o que seria equivalente ao plantio de mil árvores.
Um dos focos do Programa de Eficiência Energética da CPFL Piratininga, projetos de iluminação pública apresentados pelas Prefeituras Municipais estão entre os contemplados. A empresa vai destinar parte dos recursos para a instalação de infraestrutura de iluminação mais eficiente nos municípios de Capela do Alto, Boituva e Indaiatuba. Também serão beneficiados clientes residenciais de Votorantim e Vinhedo.
Para o gerente de Eficiência Energética da CPFL Energia, Felipe Henrique Zaia, “ao investirmos em projetos de eficiência energética desenvolvidos diretamente pelos clientes, além da redução no valor da conta de energia elétrica que será proporcionada para eles, estamos também estimulando empresas e órgãos públicos a desenvolverem uma relação mais eficiente com o consumo de energia”.
Ao todo, as quatro distribuidoras do grupo CPFL aprovaram 39 projetos – entre os 146 inscritos – como beneficiários da Chamada Pública 2019. Neles, serão investidos cerca de R$ 44,2 milhões. A iniciativa é financiada com recursos do Programa de Eficiência Energética (PEE), da Aneel – Agência Nacional de Energia Elétrica.
Entre as ações possíveis de implementação nos projetos de Eficiência estão a substituição de equipamentos por modelos mais eficientes, como a modernização de sistemas motrizes e de sistemas de iluminação, instalação de aquecedores solares e/ou de sistemas fotovoltaicos, entre outros. O resultado da Chamada Pública já está publicado no site da CPFL (www.cpfl.com.br/chamadapublica). Em seguida, serão assinados os contratos com os clientes que tiveram os projetos selecionados.