A Corbion, empresa especializada em ácido lático e derivados, anunciou recentemente a aquisição de todos os ativos da TerraVia (Ex-Solazyme), o que resultará na expansão de seu portfólio de produtos, incluindo especialidades obtidas a partir de microalgas.
A Corbion pagou pela transação cerca de US$ 20 milhões, mas espera que os investimentos totais sejam superiores ao preço de compra, uma vez que as atividades da TerraVia estão operando “no vermelho”. No entanto, é esperado que a aquisição ofereça um potencial para criação de valor no mercado de matérias-primas renováveis para indústria, principalmente nos mercados de óleos customizados para alimentação, cuidados pessoais e aplicações industriais.
A TerraVia possui um centro de P&D e instalação piloto em San Francisco, uma planta de demonstração em Peoria, Illinois, e uma fábrica de escala industrial no Brasil em joint venture (50,1% da TerraVia) com a Bunge. Como coproprietário da joint venture SB Oils no Brasil, a partir da aquisição a Corbion também garantirá metade da dívida pendente de US$ 45 milhões da JV.
Será acompanhar as estratégias da Corbion pós aquisição deste negócio.