A Telefônica/Vivo anunciou uma parceria com o Centro Universitário da FEI na sétima edição da Campus Party, realizada em São Paulo. O objetivo é criar um novo centro de pesquisa, que deverá ser usado especialmente no desenvolvimento de projetos relacionados à Internet das Coisas e ao Firefox OS. O anúncio foi feito pelo presidente da empresa Antonio Carlos Valente.
A parceria com a universidade envolverá alunos de graduação, pós-graduação e iniciação científica, mas também garantirá bolsas de estudo para doutorandos e mestrandos. O centro de pesquisa já começará a funcionar neste primeiro semestre de 2014.
A empresa aproveitou a coletiva para anunciar dois novos aplicativos, sendo um para armazenamento e sincronização de dados na nuvem e outro para streaming de músicas. O primeiro, Vivo Sync, deverá concorrer com Dropbox e outros serviços similares, sendo exclusivo para clientes da operadora e oferecendo planos pagos.
As informações ficam guardadas em servidores nacionais, espalhados por diferentes estados. O Sync conta com versões para iOS, Android, BlackBerry e Symbian, com edições prometidas para Windows Phone e Firefox OS – sistema muito estimulado pela operadora – para breve.
O outro aplicativo, Vivo Música, lembra a iniciativa da TIM lançada no ano passado, com o app TIM Music. No caso da Vivo, há uma parceria com o Napster, que garante um acervo de 14 milhões de músicas para ser ouvido pelo smartphone, tablet ou navegador – de forma similar ao que acontece com os já consagrados Deezer, Rdio e Spotify.
(Info Exame)
Fonte: www.anpei.org.br