Uma nova tecnologia empregada pela Unilever pode diminuir o consumo de plásticos para embalagens.
A tecnologia MuCell Extrusion, que reduz a densidade da garrafa e a quantidade de plástico necessária, foi desenvolvida em colaboração com dois fornecedores de embalagens globais da Unilever, a ALPLA e a MuCell Extrusion. A tecnologia será implantada pela primeira vez na Europa em toda a gama Dove Body Wash.
As embalagens produzidas com a nova tecnologia utilizam no mínimo 15% menos plástico do que as embalagens convencionais. Com cerca de 33 milhões de embalagens Dove Body Wash vendidos em toda a Europa em 2013, a nova tecnologia poderá economizar até 275 toneladas de plástico por ano; enquanto que a utilização em todos os produtos da Unilever poderia economizar até 27 mil toneladas.
Unilever pretende renunciar seus direitos de exclusividade em janeiro 2015, para ampliar a disponibilidade da tecnologia; assim, outros fabricantes poderão utilizar a tecnologia em seus produtos. Segundo a empresa, os consumidores não irão perceber qualquer diferença nas embalagens, mas o impacto da contribuição para o meio ambiente será considerável.
A nova tecnologia representa uma contribuição substancial para a meta estabelecida no Plano de Sustentabilidade da Unilever. Na próxima semana a Unilever deverá publicar seu Relatório de Sustentabilidade 2013.
Fonte: MaxiQuim