A Sinopec espera que o maior projeto chinês de shale gas e o único a atingir produção em escala comercial apresente grande crescimento nos próximos anos. A empresa espera que seu projeto Fuling, um dos maiores da companhia, de produção de shale gas na região central da China, alcance capacidade produtiva de 10 bilhões de m³/ano em 2017, o que representa um grande crescimento, já que hoje a capacidade é de 600 milhões de m³ano. Se essa expectativa for concretizada, o país vai produzir shale gas em escala comercial antes do esperado. Até o final de 2014, a Sinopec espera que a capacidade atinja 1,8 bilhões de m³/ano.
O governo chinês possui uma meta oficial de produção de 6,5 bilhões de m³/ano em 2015, e o progresso do projeto Fuling leva a crer que será possível atingir a meta governamental.
A Sinopec desenvolveu uma série de tecnologias para exploração do shale gas.
A demanda por produtos químicos da China segue crescendo e esse comportamento refletiu nos resultados financeiros da Sinopec. A empresa chinesa observou um aumento de 6,2% em sua receita em 2013, na comparação com 2012. O valor atingido em 2013 foi de US$ 70,3 bilhões. No mesmo período, o volume de vendas cresceu 7,6% e os preços dos produtos químicos caíram 1,1%, ocasionando em uma queda de 26,3% nos lucros operacionais do segmento de produtos químicos.
Fonte: MaxiQuim