A Honeywell Internacional está construindo uma nova planta na China que permitirá à companhia manufaturar completamente catalisadores para o processo que transforma metanol em olefinas (MTO). A produção deve começar em 2017 e os catalisadores serão usados no processo realizado também por uma das empresas do grupo que transforma o metanol do carvão em olefinas.
A crescente demanda na China, país rico em reservas de carvão, por polímeros que são fabricados pelo MTO incentivou a operação da Honeywell em fabricar o catalisador que é considerado o coração do processo.
Cada vez mais os chineses buscam novos métodos para reduzirem sua dependência do mercado externo. Enquanto o mercado de eteno e propeno cresce de 4 a 5% ao ano, a China pretende investir mais de 100 bilhões de dólares em tecnologias que transformem carvão em intermediários químicos.
Com o estabelecimento de novas fontes de matéria prima o mercado de plásticos pode sofrer mudanças nos próximos anos já que atualmente a China é um dos principais consumidores global de tais insumos.
Fonte: MaxiQuim