Os Estados membros da União Europeia (EU) chegaram a um acordo no último dia 21, com o objetivo de reduzir o consumo de sacolas plásticas. A intenção é que, em 2025, o consumo por habitante por ano seja de 40 sacolas. Em 2010, esse indicador foi de 178. Caso o objetivo seja cumprido, a redução verificada será superior a 75%. O texto preparado junto ao Parlamento Europeu, será adotado após o término do processo institucional em 2015. Os estados teriam de optar por uma das duas opções de políticas: garantir a redução média de consumo de sacolas plásticas para 90 sacos por pessoa por ano até 2019 e 40 em 2025, ou assegurar que até 2018 todos os sacos serão pagos pelos clientes.
Segundo a Comissão Europeia, mais de oito milhões de sacolas plásticas acabam sendo jogadas na naturezaA indústria de plásticos da Europa afirmou que apoia a imposição de uma taxa ou imposto sobre todas as sacolas, a organização afirma que essa medida contribui para a conscientização dos consumidores.
A PlasticsEurope disse estar preocupada pois as medidas podem criar precedentes para a proibição de outros tipos de embalagens, dificultandoinvestimentos e inovações nesse mercado.
Fonte: MaxiQuim