A Sumitomo Chemical decidiu por encerrar as operações de uma de suas duas linhas de produção de caprolactama no Complexo Ehime, em Niihama, no Japão, até o final de 2015.
A Sumitomo tem produzido caprolactama a partir de dois processos diferentes, um baseado na fase líquida e o outro em fase vapor. A linha do processo em fase líquida iniciou as operações 1965 e passou por diversas ampliações de capacidade. Devido ao longo tempo em que está em operação, seus custos de manutenção e reparo diminui sua competividade. Os 40 trabalhadores da linha de produção serão realocados em diferentes postos.
A Sumitomo pretende otimizar o processo de produção da linha restante, que este é altamente competitiva. O processo de produção de caprolactama na fase vapor da Sumitomo foi o primeiro a operar em escala industrial, e possui a vantagem de produzir caprolactama de alto grau de pureza sem a formação do subproduto Sulfato de Amônia. A empresa pretende melhorar a competitividade da sua linha, melhorando o processo de produção, ao mesmo tempo tentando se adequar as exigências do mercado.
Fonte: MaxiQuim