A Stepan, através de sua subsidiária no Brasil, anunciou nessa terça-feira dia 15 de julho, que chegou a um acordo com a Procter & Gamble do Brasil para comprar a unidade de sulfonação na Bahia. O acordo ainda está sujeito à aprovação pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômicada (CADE) e pela Superintendência de Desenvolvimento Industrial do Estado da Bahia, assim como a outras condições habituais de fechamento. Essa unidade localizada na região nordeste do Brasil tem capacidade de 30.000 toneladas métricas.
É prevista a finalização da transação entre o terceiro e o quarto trimestre desse ano, sendo que é esperado também que essa aquisição tenha um impacto mínimo nos resultados financeiros da Stepan para 2014. Os detalhes financeiros do acordo não foram divulgados.
O presidente e CEO da Stepan, F. Quinn Stepan Jr., declarou que essa aquisição irá expandir as capacidades da Stepan no Brasil, que o Brasil seria o quinto país mais populoso no mundo e possuiria uma crescente classe média. Assim como o uso de produtos de limpeza varia desde sabão em barra até em pó e líquido, o uso de surfactantes se amplia. Os surfactantes utilizados em aplicações funcionais, incluindo a grande indústria brasileira de agricultura, também estariam crescendo. Segundo ele ainda, o Brasil tem prioridade estratégica para a Stepan e essa aquisição apresenta sinergia com a planta já existente em Vespasiano, em Minas Gerais, oferecendo ainda a oportunidade de atender ao crescente mercado no nordeste brasileiro.
A Stepan é uma companhia de referência na produção de especialidades e intermediários químicos para aplicações em diferentes indústrias, sendo líder de mercado na produção de surfactantes assim como de polióis.
Fonte: MaxiQuim