Solvay anunciou que inaugurou uma nova linha de produção de fibra de carbono em sua planta em Piedmont, na Carolina do Sul, EUA.
A nova linha duplica a capacidade de produção da Solvay de uma matéria-prima chave para produção de fibra de carbono reforçada. Segundo a Solvay, a nova linha foi introduzida para atender à crescente demanda por materiais compósitos leves para a indústria aeroespacial. A empresa não revelou nenhuma parceria financeira para o investimento.
A nova linha de produção recebeu qualificação da Boeing Company para ser utilizada na fabricação de estruturas secundárias, como a aba móvel da asa, o suporte do motor nas aeronaves, denominado nacela, e aplicações interiores. Materiais compósitos reforçados ajudam a reduzir o peso das peças e consumo de combustível na indústria aeroespacial. Além disso, os compósitos permitem a moldagem de múltiplos subcomponentes em uma peça, reduzindo o número de peças necessárias, bem como os custos de montagem.
Os materiais compostos com fibra de carbono possuem resistência necessária para aplicação de forma segura na substituição de metais em aeronaves, reduzindo emissões de ruído e minimizando a emissão de CO2.
Fonte: MaxiQuim