As empresas Sabic e Reliance anunciaram segundo trimestre de 2014 de altas se comparados com o mesmo período do ano anterior. A Sabic uma das maiores petroquímicas do mundo anunciou crescimento de 7% no lucro líquido no 2T contabilizando um total de 1,72 bilhões de dólares e lucro operacional aumentando em 1%, com as vendas subindo 7%. A companhia atribuiu o aumento dos lucros a maior produção, bem como preços mais elevados para os produtos.
Os resultados da empresa estão intimamente ligados ao crescimento global, pois seus principais produtos estão sendo amplamente utilizados na construção civil, agricultura e indústria de fabricação de bens de consumo.
Enquanto isso, a Reliance relatou um aumento de 13,7 % no seu lucro líquido, atingindo a marca de US$ 1 bilhão. Marca nunca antes atingida por uma empresa privada na Índia. O volume de negócios de refinaria obteve um aumento de 7,2% e o lucro do negócio petroquímico subiu 9,3%.
Mas a grande surpresa veio no segmento de petróleo e gás, onde a produção aumentou 27,3% e a receita e lucros do segmento ante impostos dobrou. Isto ocorreu de grande parte devido aos negócios do shale gas da empresa nos EUA.
Durante o trimestre, a refinaria Jamnagar Reliance Industries processou 16,7 milhões de toneladas de petróleo, gerando uma taxa média de utilização de 108%. O crescimento da receita petroquímica foi principalmente devido ao aumento dos preços.
Fonte: MaxiQuim