A Sabic anunciou que está considerando o potencial desenvolvimento de um complexo petroquímico juntamente com a Exxon Mobil Corporation, na Costa do Golfo, nos EUA.
Se acontecer, o projeto deverá ser localizado no Texas ou na Lousiana, perto de fontes de gás natural e incluiria unidades de craqueamento a vapor e derivados de escala mundial. O polietileno não é mencionado no anúncio, porém diversas empresas, dentre elas a própria ExxonMobil, estão adicionando grandes capacidades produtivas de PE na região da Costa do Golfo devido a ascensão do ‘shale gas’.
Antes de fazer as decisões finais de investimento, oficiais disseram que as empresas irão conduzir estudos e trabalhos com autoridades locais e estaduais para identificar um local com infraestrutura adequada.
Segundo a diretoria da Sabic, a empresa está focada na diversificação geográfica e no suprimento de novos mercados. Além disso, a nova proposta capturaria uma fonte competitiva e reforçaria a forte posição da Sabic na cadeira produtiva. Já a diretoria da ExxonMobil afirmou que possuem a capacidade de desenvolver um projeto com um conjunto único de atributos que o tornaria competitivo globalmente.
A Sabic e a ExxonMobil trabalharam juntas por 35 anos em grandes empreendimentos químicos conjuntos na Arábia Saudita.
Fonte: MaxiQuim