A JV entre a Braskem e o grupo Idesa do México está em fase de conclusão do projeto Etileno XXI. Segundo os dois parceiros, 88% do complexo já foi concluído. Com um investimento de US$ 4,5 bilhões, eles pretendem concluir o complexo até julho. Com sede em São Paulo, a Braskem, maior empresa petroquímica da América Latina, possui 75% da JV e a Idesa possui o restante.
Localizado no estado de Veracruz, no sudeste do México, o complexo inclui um cracker de etano cuja produção planejada é de 1,05 milhões de toneladas de eteno por ano. Além disso, haverá duas plantas de polimerização, com uma capacidade de 750 mil toneladas de PEAD por ano e uma terceira com capacidade de 300 mil toneladas de PEBD por ano.
Os avanços recentes incluem a instalação do equipamento de extrusão na planta de PEAD e a colocação de válvulas na unidade de PEBD. Este é o maior investimento privado no México na atualidade e o maior já feito por uma empresa brasileira no país. O México consome hoje cerca de 1,8 milhão de toneladas por ano de polietileno, mas 65% desse total são importados. Braskem Idesa pretende atender parte do consumo no mercado interno com o complexo petroquímico.
Fonte: MaxiQuim