A Petrobras divulgou nesta terça-feira (04/04) que concluiu a venda de 90% das ações que detinha na Nova Transportadora do Sudeste (NTS), empresa de gasoduto, em um processo que teve início em setembro de 2016. As ações foram adquiridas pela Nova Infraestrutura Fundo de Investimentos em Participações (“FIP”), que faz parte da Brookfield Asset Management. A FIP, por sua vez, realizou uma venda de parte destas ações para a Itaúsa, do grupo Itaú Unibanco. Ao todo, a venda da participação na transportadora rendeu US$ 4,23 bilhões de dólares para a Petrobras, e a empresa ainda tem mais US$ 850 milhões para receber nos próximos cinco anos.
Mesmo com a venda, os contratos de transporte de gás vigentes seguem normalmente, a Petrobras continuará utilizando a NTS em suas operações sem alterações, e a Transpetro continua responsável pela operação pelos próximos 10 anos. Dos dez membros no Conselho de Administração da NTS, dois serão indicados pela Petrobras e um pela Itaúsa.
Com isso, a Petrobras segue com 10% de participação na Nova Transportadora, enquanto que a FIP será majoritária com 82,35% (a Itaúsa detém o restante). Assim, concluiu-se mais uma etapa do programa de desinvestimentos da estatal brasileira.
Fonte: MaxiQuim