A francesa Total SA pagará US$ 2,25 bilhões para a Petrobras, sendo 75% deste valor à vista, conforme acordo assinado nesta última terça-feira, dia 28. Além disso, ficará a disposição da Petrobras uma linha de crédito no valor de US$ 400 milhões.
Os valores são referentes à cessão de parte dos direitos da companhia brasileira sobre áreas do chamado pré-sal. A Total obterá com isso 22,5% dos direitos da Petrobras sobre a área de Iara, no bloco BM-S-11, e 35% do campo de Lapa, no bloco BM-S-9 (à Petrobras restará 10% dos direitos sobre este campo). Também passará para a Total a operação sobre o campo de Lapa. Outros ativos também foram negociados, como participações em usinas térmicas e terminais de regaseificação.
A parceria entre as duas empresas também envolve cooperação tecnológica em várias áreas, fazendo parte da aliança estratégica firmada no final do ano passado. A aproximação com a Total permitirá à Petrobras explorar campos recém-adquiridos pelos franceses no México, além de viabilizar avaliações conjuntas de potenciais exploratórios no Brasil.
Fonte: MaxiQuim