A Petrobras descobriu um reservatório de óleo e gás quando perfurava poço apelidado como Leste do Igarapé Chibata, a 25 quilômetros da província de Urucu, na bacia do Solimões, no Amazonas.
Segundo a empresa, os testes indicaram a capacidade de produzir 1.400 barris de óleo de altíssima qualidade, com 41 graus na escala da Associação Americana de Petróleo (API na sigla em inglês) e 45 mil metros cúbicos (m3) de gás.
O poço perfurado atingiu uma profundidade final de 3.295 metros, chegando até a formação geológica Juruá. A Petrobras tem 100% da área.
Trata-se da segunda descoberta no bloco SOL-T-171, onde a Petrobras também descobriu o reservatório Igarapé Chibata, que está em fase de avaliação de descoberta desde 2010 e que já produz através de um teste de longa duração (TLD).
“Se for confirmada a viabilidade econômica das descobertas, será criado um novo polo produtor de petróleo e gás natural na Bacia do Solimões”, informou a empresa em comunicado divulgado na noite de sexta-feira.
Atualmente a estatal brasileira produz no Amazonas 53 mil barris de petróleo, 11 milhões de metros cúbicos de gás natural e 1.300 toneladas de gás liquefeito de petróleo (GLP) por dia.
Fonte: Valor