A Petrobras informou nesta quarta-feira, 10/05, que incluiu a refinaria de Pasadena, no Texas, Estados-Unidos, entre os ativos que vai vender, afim de atingir a meta de US$ 21 Bi em parcerias e desinvestimentos entre 2017 e 2018. Em comunicado, a empresa informou que irá se desfazer tambémda subsidiária africana Petrobras Oil&Gas BV.
A estatal informou que o programa de desinvestimento segue decisão do Tribunal de Contas da União e que é dinâmico, podendo ser alterado em função do mercado e das análises de portfólio. A nova sistemática aprovada pelo TCU determina que a Petrobras deve publicar a intenção de vender ativos assim que aprovada pela diretoria executiva, e posteriormente deve publicar documentos com informações, o modelo de negócio e os critérios de seleção de interessados.
A lista de todos os ativos que serão vendidos não foi divulgada, mas o diretor financeiro da Petrobras, Ivan Monteiro, afirmou em janeiro que haverá maior destaque no segmento de refinarias.
O anúncio da venda da refinaria impulsionou a IBOVESPA e o mercado financeiro. Às 12h de quarta-feira, horas depois do comunicado, as ações preferenciais da empresa apresentavam aumento de quase 4%, enquanto as ações ordinárias eram vendidas com aumento de cerca de 3%.
Fonte: Maxiquim