O Programa de desenvolvimento e Inovação da Indústria Química (Padiq) recebeu 62 propostas de planos de negócios em seu edital. Com data limite até o dia 5 de maio, a Finep e o BNDES, os órgãos patrocinadores, receberam propostas que somarão 2,2 bilhões de reais (cada um pagará R$ 1,1 bi) em seis linhas temáticas até 2021. Dessa soma, 2 bilhões são em recursos reembolsáveis e 200 milhões são não reembolsáveis. Para empresas os contratos firmados terão valor mínimo de 10 milhões de reais já para os institutos de ciência e tecnologia serão de no máximo R$ 20 milhões.
Os temas são Quimicos a partir de fontes renováveis, materiais compósitos e fibras de carbono, Insumos Químicos para Higiene pessoal, perfumaria e cosméticos, aditivos para alimentação animal, aditivos químicos para E&P de Petróleo e derivados de silício. Sendo o primeiro tema o que mais recebeu propostas com 66% dos planos, seguido respectivamente pelos outros com 15%, 11%, 4%, 3% e 1% do total de planos.
O Finep e BNDES realizaram consulta pública o que permitiu uma participação de projetos alinhados com o objetivo do programa. Ao longo do processo, 20 empresas contribuíram, juntamente com 6 institutos de ciência e tecnologia e 19 pessoas ligadas à centros de pesquisas brasileiros.
Fonte: MaxiQuim