A empresa alemã Lanxess acaba de inaugurar sua nova fábrica de plásticos de alta tecnologia em Porto Feliz, interior de São Paulo, onde foram investidos cerca de R$ 62 milhões. A planta terá inicialmente capacidade produtiva de 20 mil toneladas por ano e produzirá compostos de PA e PBT.
O investimento vem em decorrência da tendência pela “Mobilidade Verde” no Brasil e na América Latina. O programa do governo federal “Inovar-Auto” criado no inicio de 2013 também tem incentivado montadoras a produzir carros mais eficientes energeticamente. Com a instalação da nova planta, a Lanxess pode atender melhor e mais rapidamente a demanda de plásticos de alta tecnologia usados no setor automobilístico. Os plásticos de alta tecnologia são utilizados na fabricação de peças mais leves e resistentes o que possibilita serem substituídos por componentes metálicos em veículos, auxiliando na redução de consumo de combustível e emissões.
A fábrica de plásticos de engenharia no interior de São Paulo vai produzir os grades Durethan e Pocan que podem ser aditivados com fibras de vidro e aditivos especiais conforme os requisitos dos clientes, possibilitando aos fabricantes de automóveis e fornecedores mais liberdade no design e uma economia considerável na produção.
A Lanxess vem investindo na ampliação de sua rede de produção global de plásticos deengenharia desde 2012. Em Antuérpia, na Bélgica, a empresa está construindo uma nova unidade de PA, a instalação é projetada para uma capacidade produtiva de 90 mil toneladas anuais e está programada para iniciar suas atividades no 3T14.
Fonte: MaxiQuim