A Kemira, empresa finlandesa focada em combinações químicas feitas sob medida para indústrias com utilização intensiva de água em seus processos (setores de celulose e papel, petróleo e gás natural, mineração e tratamento de águas), pretende investir na expansão de suas unidades e em um novo reator para a produção de variados produtos químicos em sua planta em Telêmaco Borba, no Paraná.
Segundo o diretor da Kemira na América do Sul, Hilton Casas, com esse investimento de milhões de euros em dois anos, a Kemira pretende auxiliar a produção de papel e papelão no Brasil implantando novas tecnologias. Essas novas tecnologias para dimensionamento da superfície, aumento de propriedades de resistência e tratamento de superfície foram recentemente lançadas na Europa e nos Estados Unidos. Agora, a Kemira quer lançá-las para a América do Sul. Esse investimento vai de acordo com a estratégia da Kemira de cada vez mais fortalecer sua posição como fornecedor chave de produtos químicos de papel e celulose na América do Sul.
A Kemira é uma das empresas líderes em químicos para papel e celulose. A receita do segmento de papel chega aproximadamente a 1 bilhão de euros. Só no Brasil, possui duas fábricas no Paraná, uma na Bahia, uma em Santa Catarina e uma em São Paulo.
Fonte: MaxiQuim