A Ensco, empresa com sede em Londres, afirmou que vai comprar a Atwood Oceanics, empresa perfuradora offshore de Houston, Estados Unidos, por cerca de US $ 840 milhões. A empresa britânica, com sede operacional em Houston, afirmou que a aquisição faz parte de um acordo de compra de ações para consolidar sua posição como líder global em perfuração offshore de petróleo e gás.
O novo grupo oriundo da fusão de ambas as companhias teria um valor de mercado estimado em quase US $ 3 bilhões. A operação acontece concomitantemente à recuperação da exploração de gás e petróleo de nos EUA, enquanto as atividades offshore lutam para sobreviver no país. Diversos perfuradores offshore decretaram falência no último ano.
O CEO da Ensco, Carl Trowell, disse em anúncio que a combinação da Ensco e da Atwood fortalecerá a posição da empresa como líder em perfuração offshore em uma ampla gama de profundidades de água ao redor do mundo. Trowell acrescentou ainda que ambas as empresas visam a excelência operacional, segurança e satisfação dos clientes, e afirmou sua convicção de que a nova empresa oferecerá uma frota de equipamentos e força de trabalho inigualável.
Ensco foi fundada em Dallas, mas mudou sua sede para Londres em 2009, em grande parte por motivos fiscais. A companhia mudou mais tarde sua sede operacional remanescente de Dallas para Houston. O grupo britânico afirmou que sua sede permanecerá em Londres, mas com operações lideradas em Houston.
Fonte: Maxiquim