A Petrobras, conforme divulgado em 23 de janeiro de 2020, informa que sua subsidiária integral Petrobras Biocombustível S.A. (PBio), em seu nome e representando a sua sócia RP Biocombustível Ltda, está iniciando a fase vinculante do processo competitivo referente à venda conjunta da totalidade das ações de emissão da BSBios Indústria e Comércio de Biodiesel Sul Brasil S/A (BSBios).
Os habilitados para essa fase receberão carta-convite com instruções sobre o processo de desinvestimento, incluindo orientações para a realização de due diligence e para o envio das propostas vinculantes.
A presente divulgação está de acordo com as diretrizes para desinvestimentos da Petrobras e da PBio e com o regime especial de desinvestimento de ativos pelas sociedades de economia mista federais, previsto no Decreto 9.188/2017.
Essa operação está alinhada à otimização do portfólio e à melhora de alocação do capital da Petrobras, visando à maximização de valor para os seus acionistas.
A BSBios é proprietária de duas usinas de biodiesel:
i) Usina de biodiesel de Passo Fundo, localizada no Estado do Rio Grande do Sul, com capacidade de produção de 414 mil m³/ano, capacidade de esmagamento de 1.152 mil toneladas/ano e capacidade de armazenamento de 120 mil toneladas de grãos, 60 mil toneladas de farelo e 7,5 mil m³ de biodiesel; e
ii) Usina de biodiesel de Marialva, localizada no Estado do Paraná, com capacidade de produção de 414 mil m³/ano e capacidade de armazenamento de 3 mil m³ de óleo vegetal, 1,5 mil m³ de gordura animal e 4,5 mil m³ de biodiesel.
Na mesma direção e em continuidade ao comunicado divulgado em 20/12/2019, a Petrobras informou que sua subsidiária integral, Petrobras Biocombustível S.A. (PBio), assinou contrato para a venda da sua participação de 6,07% na empresa Bioóleo Industrial e Comercial S.A. (Bioóleo) para a 2H Participações Societárias EIRELI, que detém os outros 93,93% de participação na empresa.
A PBio exerceu a opção de venda das suas ações de emissão da Bioóleo, prevista no termo de rescisão do Acordo de Acionistas da Bioóleo, no valor de R$ 102.200,00 (cento e dois mil e duzentos reais). O fechamento da operação foi simultâneo à assinatura do contrato de compra e venda de ações, o que possibilitou a saída imediata do capital da Bioóleo. Essa transação está entre as ações para otimização do portfólio e melhora de alocação do capital da companhia.