A maior distribuidora de produtos químicos do Brasil, a quantiQ, teve sua aquisição aprovada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) no início do ano, e na primeira semana de abril o processo de aquisição foi concluído. Antes pertencente à Braskem, a empresa agora faz parte da principal distribuidora do continente, a GTM Holding SA (GTM), empresa distribuidora de químicos na América Latina, que, com a compra da distribuidora brasileira, criou a maior plataforma independe do setor na região.
Foram investidos aproximadamente 550 milhões de reais no negócio, que traz para a GTM um portfólio bastante variado e uma linha de distribuição consolidada. O objetivo é fazer a empresar, que é controlada pela Advent International, marcar presença nos mais diversos segmentos e, assim, fornecer em um único local todos os serviços e produtos que um cliente possa precisar.
A negociação entre Braskem e GTM foi anunciada em janeiro. De acordo com a Braskem, a estratégia por trás da venda está em concentrar esforços para a produção industrial, retirando-se então da distribuição. A empresa petroquímica brasileira passou a controlar parte considerável do mercado de distribuição após algumas aquisições, como a da Ipiranga Química (em 1997) e de ativos da Quattor (em 2010).
Fonte: MaxiQuim