A empresa suíça Clariant anunciou em um comunicado nessa segunda-feira a fusão com a empresa americana Huntsman, em um negócio que promete criar uma gigante no ramo de fabricação de produtos químicos, com um valor de mercado de mais de US$ 14 bilhões.
Depois de algumas tentativas durante os anos, o acordo foi aprovado por unanimidade pelo conselho de administração das duas empresas. O novo grupo, que será chamado HuntsmanClariant, terá sua sede social na Suíça, em Pratteln, enquanto a diretoria de operações permanecerá no Texas (Estados Unidos).
Peter Huntsman, atual CEO da Huntsman, irá se tornar o CEO da nova companhia, e Hariolf Kottmann, atual chefe executivo da Clariant, se tornará o presidente. Segundo os dois executivos, as conversas sobre uma possível fusão começaram anos atrás, mas acabam se intensificando nas últimas cinco semanas, e finalmente as equipes de ambas as empresas se envolveram para concretizar o negócio.
A nova empresa terá suas ações negociadas na bolsa da Suíça e de Nova York assim que a fusão, que é esperada até o final do ano, se concretizar. Com a transação, a Clariant ficará com a maioria (cerca de 52%) da nova HuntsmanClariant.
Fonte: Maxiquim