A fusão da Dow Chemical e da DuPont foi aprovada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica – CADE – na última quarta-feira, dia 17/05. A operação, que já havia sido aprovada pelo órgão antitruste da União Europeia dias antes, é avaliada em US$ 130 bilhões e condicionada à venda de ativos.
No início do mês, o CADE já havia apresentado parecer positivo pela aprovação da operação, contato que ambos os grupos providenciassem uma série de desinvestimentos, afim de evitar a concentração de mercado. Sendo assim, Dow e DuPont propuseram um acordo em que se comprometem a desinvestir em escala nacional e global. Entre esses compromissos, está o desinvestimento de ativos relacionados a sementes de milho da Dow no Brasil, como a transferência de cotas em banco de germoplasma, centros de pesquisa e unidades produtivas.
Além disso, em troca da aprovação da UE, a DuPont comprometeu-se a desinvestir em grande parte de seus negócios em pesticidas e a Dow, em se desfazer de duas unidades de fabricação de co-polímero na Espanha e nos Estados-Unidos, além de seu contrato com a sul-coreana SK Innovation, da qual compra ionômeros.
Fonte: Maxiquim