centro de excelência na área de Gestão da Inovação, Inteligência Competitiva,
Prospecção Tecnológica e Monitoramento Tecnológico e Mercadológico
A Braskem anunciou na última semana um projeto no valor de US$ 34 milhões para construção de uma planta de Polietileno de Ultra-Alto Peso Molecular (PEUAPM), a resina é conhecida comercialmente como UTEC, a cidade escolhida para o empreendimento foi La Porte, nos Estados Unidos. A tecnologia a ser empregada na produção da resina é 100% brasileira.
O início das obras está previsto a partir do 3T14, com previsão de termino na primeira metade de 2016. A unidade nos EUA tem a finalidade de complementar a capacidade da linha de UTEC já existente no polo petroquímico de Camaçari, na Bahia. A comercialização da resina produzida em La Porte abastecerá principalmente o mercado americano e europeu.
A escolha dos EUA trata-se de um passo lógico, visto que a comercialização do UTEC já existe a mais de 10 anos no nos EUA, permitindo melhores opções de competitividade, como disponibilidade de matéria-prima, proximidade com os clientes e crescimento do mercado para esse tipo de resina especial.
A resina possui peso molecular em torno de 10 vezes maior que o Polietileno de Alto Densidade (PEAD), possibilitando uma maior resistência a impacto, elevada resistência a abrasão, leveza e baixo coeficiente de atrito, contribuído para que possa ser aplicada em produtos semiacabados dos mais diversos setores como agricultura, automotivo, têxtil, papel e celulose, alimento s e bebidas, carvão e mineração, fibras de alta performance, tratamento de águas resíduas.
Fonte: MaxiQuim