A empresa austríaca Borealis, umas das líderes no fornecimento de resinas poliolefinicas no mundo, fortaleceu a sua parceria com a ADNOC (Abu Dhabi National Oil Company), através da assinatura de um novo acordo com o objetivo de expandir as operações petroquímicas na região de Ruwais, nos Emirados Árabes Unidos. As duas empresas já possuam uma joint venture chamada Borouge, fundada em 1998.
Como parte do acordo, as empresas realizarão estudos de engenharia e design para a construção do complexo Borouge 4, que irá incluir crackers de matérias-primas e unidade de produção de derivados, poliolefinicos e não poliolefinicos. Com planos de se tornar operacional em 2023, o complexo Borouge 4 será integrado as operações já existentes por parte da ADNOC na região.
A parceria também inclui engenharia, aquisição e construção de uma planta adicional de polipropileno (PP5) com base na tecnologia Borealis Borstar. A instalação, que será integrada com o complexo existente do Borouge 3, usará o propileno excedente da nova unidade de desidrogenação de propano da ADNOC, e poderá produzir cerca de 0,5 milhões de toneladas de polipropileno por ano.
A ADNOC planeja expandir a sua produção petroquímica de 4,5 para 11,4 milhões de toneladas por ano até 2025 como parte da estratégia de crescimento da empresa para os próximos anos, e, além disso, a parceria planeja rever a extensão da JV do Borouge além dos primeiros 30 anos de vida.