A companhia alemã BASF anunciou a reestruturação de sua unidade de produção de poliamida 6 na Europa. A unidade de produção de Ultramid B (poliamida 6) em Ludwigshafen, na Alemanha, foi em parte convertida, tornando possível também a produção do Ultramid C (poliamida 6/6.6) quando for necessário.
Dessa maneira, as novas instalações possuem capacidade de produção de 20.000 toneladas métricas por ano, já inicializadas no início desse ano de 2014. A expansão de produção de poliamida 6/6.6 Ultramid C da BASF é prevista para películas de embalagens flexíveis de alimentos na planta de Ludwigshafen.
Segundo o Vice Presidente de Marketing Estratégico do negócio de Poliamidas, Rainer Gretter, as aplicações e demandas estão se tornando bem diversas, especialmente no setor de películas de embalagens flexíveis de alimentos. Ele ainda afirma que essa expansão de poliamidas de alto desempenho vai permitir atender às demandas dos clientes de modo mais rápido.
De acordo com comunicado da empresa, a utilização do Ultramid para as soluções de embalagens flexíveis faz com que menos material de embalagem seja necessário, além de que aumenta a proteção do produto e, portanto, sua vida útil. E com essa menor utilização de material plástico nas embalagens, pode-se contribuir com a proteção do meio ambiente assim como reduzir custos.
No ramo de poliamidas Ultramid, a BASF possui atualmente plantas de polimerização espalhadas pelo mundo: em Ludwigshafen, na Alemanha; Antuérpia, na Bélgica; Freeport, no Texas, EUA e em São Paulo, no Brasil. Além disso, uma nova planta está sendo construída em Xangai, na China.
Fonte: MaxiQuim