Solazyme iniciou a produção comercial de óleos especiais em duas unidades, uma unidade operada pela Archer Daniels Midland Company (ADM) e uma instalação operada pela American Produtos Naturais (ANP), ambas em Iowa.
Solazyme, ADM e ANP produziram com sucesso três tipos de óleos Tailored™, que estão sendo distribuídos nos EUA e no Brasil. Os volumes enviados para o Brasil estão sendo utilizados para desenvolvimento de mercado, antes do inicio das operações da Solazyme Bunge Óleos Renováveis. A unidade brasileira é uma joint venture com a Bunge e deve iniciar a produção em escala comercial no primeiro trimestre de 2014. Com um investimento de US$ 150 milhões, a planta foi instalada em uma área contínua à usina Moema que a Bunge tem em Orindiúva, São Paulo. A planta deve produzir 10 mil toneladas de óleos no primeiro ano de atividade, o açúcar da usina será a matéria-prima para as algas na produção dos óleos.
A produção nas plantas da ADM e da ANP deve alcançar uma capacidade nominal de 20 mil toneladas/ano dentro de 12-18 meses, com potencial de expansão para 100 mil toneladas/ano nos anos seguintes. Os produtos já estão sendo vendidos para diversas aplicações, incluindo lubrificantes, metalurgia, higiene e cuidados pessoais.
A tecnologia patenteada da Solazyme utiliza diferentes linhagens de microalgas melhoradas geneticamente para maximizar a produção de óleos. Com a utilização de fermentadores industriais, a Solazyme consegue reduzir o tempo necessário para as algas converterem açúcares em óleos em apenas alguns dias, garantindo a produção em escala comercial. Solazyme oferece seus óleos renováveis Tailored™ como uma alternativa mais sustentável para os óleos existentes.
Fonte: MAXIQUIM – www.maxiquim.com.br