Gevo anunciou este mês que a NASA (National Aeronautics and Space Administration) comprou seu combustível renovável Alcohol-to-Jet Fuel (ATJ) para uso na aviação pelo NASA Glenn Research Center, localizado em Cleveland, Ohio, EUA.
O combustível ATJ da Gevo é fabricado em sua biorrefinaria localizada em Silsbee, Texas, utilizando isobutanol derivado de fonte renovável. O isobutanol é produzido na planta da Gevo em Luverne, Minnesota, que é operada em conjunto com a South Hampton Resources, onde a Gevo também produz paraxileno e isooctano derivados de fontes renováveis.
Desde a sua fundação, a NASA dedica-se ao avanço da aeronáutica e tecnologias espaciais. Ao longo dos últimos anos, a NASA estuda os efeitos dos biocombustíveis alternativos sobre o desempenho do motor, as emissões e rastros gerados por aeronaves em altitudes normalmente voadas por aeronaves comerciais. Os resultados de testes recentes mostraram que uma mistura de combustível renovável e combustível de aviação proporciona emissões reduzidas em comparação com o uso de combustível de jato padrão, sem afetar as operações de voo.
O combustível ATJ patenteado pela Gevo foi projetado para ser totalmente compatível com as especificações dos combustíveis de aviação e proporcionar igualdade de desempenho e compatibilidade do motor. Através de teste com parceiros como a Lufthansa e os militares dos EUA, a empresa espera certificar o combustível e acelerar a sua comercialização em grande escala.
Neste mês Gevo também anunciou que Praj Industries Limited assinou um memorando de entendimento MOU para se tornar um licenciado Gevo autorizado a produzir isobutanol renovável utilizando cana-de-açúcar em usinas de etanol. De acordo com o MOU, Praj compromete-se a produzir o isobutanol renovável em usinas de etanol, atingindo uma capacidade de 250 milhões de litros, ao longo dos próximos dez anos. Gevo irá comercializar o isobutanol produzido pela Praj.
Praj é uma empresa global que oferece soluções de processos para agregar valor a instalações de etanol derivado de cana-de-açúcar, cervejaria, sistemas de tratamento de água e esgoto, etc. Também está previsto no MOU que Praj contribuirá com serviços de engenharia e equipamentos para expandir a capacidade de produção de isobutanol, melhorar o rendimento e otimizar o consumo de energia na planta da Gevo em Luverne, Minnesota, EUA.
Fonte: MaxiQuim