O Brasil tenha uma das energias mais caras do mundo: nos últimos 5 anos, a conta de luz praticamente dobrou na maioria das cidades brasileiras. Para diminuir esse gasto, a startup gaúcha SunnyHUB trouxe o conceito de energia solar por assinatura, no qual qualquer residência ou comércio pode ter um desconto de até 25% na conta de luz.
“A ideia é democratizar algo que deveria ser de todos: a energia solar. Então, o consumidor não precisa desembolsar grandes quantias para comprar equipamento. Tudo é feito por nós”, explicou o CEO, da SunnyHUB, Guillherme Correa. Neste modelo, a empresa avalia a necessidade de consumo do cliente e projeta um sistema customizado para sua residência. A companhia compra o sistema, instala na residência e lida com os trâmites legais para homologar o sistema junto à distribuidora local. “A conta de luz do consumidor vai para quase zero, sendo cobrada apenas as taxas da concessionária. O cliente agora paga mensalidades fixas e previsíveis. Um desconto de quase 25% ao mês”, elucida Correa.
Já em funcionamento, o modelo é usado em muitos estados americanos (na California, 70% das instalações nas residências já são feitas nesse modelo) e promete se destacar no Brasil. Além disso, a empresa está em busca de investidores.