Danone, gigante global de alimentos, passou a utilizar cerca de 5% de PLA poli(ácido láctico), em sua embalagem de iogurte e está avaliando outras oportunidades para expandir o uso do material. O PLA é utilizado como substituto ao poliestireno em algumas marca de iogurte da empresa.
O interesse em PLA para embalagens rígidas mudou nos últimos anos, antes utilizado apenas por consumidores interessados em comprar um produto “verde”, hoje o PLA também começa a oferecer uma perspectiva financeira mais competitiva.
Segundo o diretor da Clear Lam Packaging Inc, fabricante de materiais para embalagens, considerando apenas o preço base por quilo de polímero, o PS ainda é mais barato. No entanto, a embalagem de PLA pode ser produzida com uma parede mais fina, que ocupa menos espaço no transporte, resultando em um custo menor por peça. A Clear Lam pode produzir embalagens utilizando PLA com 0,68mm de espessura, em comparação com 0,91mm nas embalagens que utilizam PS. A Danone trabalha com produtos da Clariant International, como novas formulações de agentes espumantes químicos, que reduzem a densidade do PLA permitindo a produção de embalagens de peso leve, com baixo custo.
A Danone também considera a vantagem da utilização de PLA em oferecer maior estabilidade de preços no longo prazo, comparado ao material derivado de fonte fóssil. A empresa procurou materiais que poderiam ser utilizados nas máquinas de produção existentes. O PLA não é perfeito, não pode ser usado em uma linha de envase a quente, por exemplo, mas pode ser utilizado em várias linhas da produção já existentes.
Outras empresas que disponibilizam soluções em PLA para embalagens são: a Purac, NatureWorks e DuPont.
Fonte: MaxiQuim – www.maxiquim.com.br