A empresa Audi, anunciou que uma nova geração de molas helicoidais que devem substituir as tradicionais molas de aço. As molas são de fibras de vidro reforçadas com polímero (PRFV), visando diminuir o peso e o custo dos veículos futuros.
As molas serão fabricadas com tecnologia própria da Audi, o núcleo das mesmas serão confeccionados em fibra de vidro elástica torcidas em conjunto e impregnadas com resina epóxi envolta em uma casca protetora de plástico. A empresa anunciou que a produção deve iniciar ainda este ano e deve ser utilizada inicialmente em um modelo Audi classe executiva.
As molas foram desenvolvidas em parceria com um fornecedor italiano e sua principal razão é a diminuição do peso, são em torno 40% mais leves do que a tradicional e tão duráveis quanto. A redução do peso permite que a suspensão reaja rapidamente as mudanças na superfície da estrada e com isso absorva as imperfeições de forma mais eficaz. Com a substituição de quatro molas da versão tradicional pelas de fibra de carbono, o peso do carro será reduzido em aproximadamente 4,4 kg.
Outro benefício de utilizar as molas de PFRV, é o fato delas apresentarem resistência a corrosão, mesmo após serem lascadas por pedras. O material também possui uma resistencia química interessante, não sendo afetado por produtos químicos presentes em produtos de limpeza de rodas, por exemplo.
Fonte: MaxiQuim