Os índices do segmento de produtos químicos voltados às indústrias foram positivos no mês de julho, de acordo com levantamento da Abiquim (Associação Brasileira da Indústria Química).
No mês de julho, a produção química cresceu 2,11% e as vendas no mercado interno registraram elevação de 4,01%. O bom desempenho reflete uma demanda deprimida, uma vez que em junho os índices foram negativos. Já o índice de preços dos produtos do setor foi negativo em 1,79% em julho, após cinco elevações consecutivas. Os preços da nafta petroquímica caíram no mercado internacional entre julho e agosto deste ano, em razão da menor demanda pela matéria-prima, como reflexo da crise global.
Na média de janeiro a julho de 2011, comparado ao mesmo período de 2010, o índice de produção apresentou declínio de 4,73% e o de vendas internas teve queda de 4,57%. A Abiquim ressalta que boa parte dessa redução é atribuída ao “apagão” de energia elétrica que atingiu a região Nordeste do país no início de fevereiro, trazendo consequências aos resultados dos índices até abril. Em relação ao índice de preços, houve elevação de 14,6% nos primeiros sete meses do ano, comparado com igual período do ano passado.
Na análise dos últimos 12 meses, encerrados em julho, sobre igual período anterior, o índice de produção registrou resultado negativo de 1,88%. Na mesma comparação, o índice de vendas internas cresceu 0,32%.
Fonte: Mônica Scaramuzzo | Valor – 01/09/2011