[Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ] [Escola de Química - UFRJ]
DIRETO DO BLOG
NEITEC é aprovado no cadastro da Plataforma Nacional de Infraestrutura de Pesquisa – MCTI (PNIPE)
DIRETO DO BLOG
Circular Economy in Green Businesses in Colombia
DIRETO DO BLOG
NEITEC convida especialista em Propriedade Intelectual e Inovação para palestra
DIRETO DO BLOG
NEITEC irá participar do iLabthon
DIRETO DO BLOG
Agricultura Regenerativa: uma perspectiva de modelo de negócio circular
DIRETO DO BLOG
Lançamento em breve do livro "Catalisando a Economia Circular"!
DIRETO DO BLOG
A Economia Circular no Cenário do COVID-19
DIRETO DO BLOG
Chemical Leasing,
um olhar na Química Verde e na Sustentabilidade
DIRETO DO BLOG
Chemical Leasing,
um olhar na Química Verde e na Sustentabilidade
DIRETO DO BLOG
Núcleo de Estudos Industriais e Tecnológicos - UFRJ

centro de excelência na área de Gestão da Inovação, Inteligência Competitiva,
Prospecção Tecnológica e Monitoramento Tecnológico e Mercadológico

DIRETO DO BLOG
O Setor de Borracha na Economia Circular
DIRETO DO BLOG
Políticas públicas voltadas para Economia Circular:
Um olhar sobre as experiências na Europa e na China
DIRETO DO BLOG
Iniciativas de Economia Circular na Indústria do Aço
DIRETO DO BLOG
Potencial do Biogás no Gerenciamento de Resíduos
e Sua Inserção na Economia Circular
DIRETO DO BLOG
Cadeias Produtivas e Governança
no Contexto da Economia Circular
DIRETO DO BLOG
Uma Visão dos Modelos de Negócios Circulares
DIRETO DO BLOG
Princípios, perspectivas e aplicação
do Chemical Leasing nos processos
de produção visando a sustentabilidade
DIRETO DO BLOG
A Economia Circular Além dos Horizontes
DIRETO DO BLOG
Logística Reversa na Economia Circular
DIRETO DO BLOG
A Simbiose Industrial além das fronteiras
previous arrow
next arrow
Slider

Toyota Corolla impulsiona venda de carros híbridos e elétricos

Em setembro, as vendas de carros híbridos e elétricos ultrapassaram pela primeira vez a marca de mil unidades em um mês. O responsável pelo feito é o recém-lançado Toyota Corolla Hybrid.

O resultado fez a participação de mercado desses automóveis passar de 0,2% para 0,6% no Brasil, segundo a Anfavea (associação que representa as montadoras).

O Corolla movido a etanol, gasolina e eletricidade tem fila de espera de quatro meses, o que deve fazer a Toyota readequar a produção. A principal razão do sucesso não é o apelo ecológico, mas, sim, o bolso.
Carros híbridos registram consumo mais baixo em relação aos automóveis movidos apenas por motores a combustão. A diferença é maior no ambiente urbano.

Em sua primeira avaliação, o Corolla Altis Hybrid registrou média de 16 km/l com etanol na cidade, número exibido no computador de bordo do carro. Segundo o Instituto Mauá de Tecnologia, o compacto Renault Kwid 1.0, reconhecido pelo baixo consumo, alcança a média de 12 km/l na mesma condição.

O Corolla Altis Hybrid custa os mesmos R$ 125 mil que a opção equivalente equipada com motor 2.0 flex. Além de gastar menos combustível, é beneficiado pela redução no valor do IPVA em alguns estados. Esses fatores fazem a compra do híbrido ser mais interessante.

A Honda deve entrar nesse segmento em 2020, com o sedã Accord atualizado. O carro produzido nos Estados Unidos consegue rodar por pequenos trechos usando apenas eletricidade.

A Volkswagen lança na próxima semana o Golf GTE. O hatch pode ser recarregado na tomada, o que confere autonomia para cerca de 40 quilômetros sem queimar gasolina. É o mesmo princípio das versões T8 de modelos Volvo à venda no Brasil.

Com o aumento da oferta e da produção, em breve os carros híbridos e elétricos irão ultrapassar a marca de 1% de participação no mercado nacional. É um caminho sem volta, que segue a tendência global e acompanha o interesse do consumidor.

Eduardo Sodré

REDES SOCIAIS_