Foi lançado o Doze Twizy – veículo elétrico da Renault que pode comportar até duas pessoas, pode chegar a uma velocidade de 80 km/h e tem autonomia para rodar até 100 km com uma carga de bateria – fazem parte do projeto Veículo para Eletromobilidade – Vem DF, uma parceria entre o Parque Tecnológico Itaipu (PTI), Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e o Governo do Distrito Federal, e poderão ser utilizados por 300 servidores do Distrito Federal, para deslocamentos na região central.
Esse primeiro projeto para compartilhamento de frota pública do país, inclui, além dos Twizy, 35 eletropostos, com capacidade para carregar de forma simultânea 70 carros, que poderão ser usados de forma gratuita por veículos de qualquer montadora. A intenção é que essa iniciativa difunda o uso de veículos elétricos e o conceito de mobilidade sustentável.
Na solenidade de lançamento, o diretor superintendente do Parque Tecnológico, General Eduardo Castanheira Garrido Alves, explicou que o aplicativo utilizado para o compartilhamento dos carros, o MoVe, foi desenvolvido pelo Parque Tecnológico Itaipu. Além de permitir saber onde estão estacionados os veículos e fazer reservas, o software possibilita a visualização dos trajetos feitos e a quantidade de gás carbônico que deixou de ser emitida, em comparação com os carros a combustão.
A princípio o projeto Vem DF terá uma rota restrita à Esplanada dos Ministérios e sedes dos órgãos da administração do DF.