O município de Rosário, no Maranhão, é o primeiro daquele estado a contar com uma usina de geração de energia a partir do biogás proveniente da decomposição do lixo orgânico nos aterros. Instalada e operada pela ENC Energy Brasil, a usina que contou com investimentos de R$ 12 milhões, tem dois motores e capacidade de geração de 2MW/H. O projeto tem foco no mercado de geração distribuída, para consumidores de média e baixa tensão.
Beneficiam-se do mercado de geração distribuída principalmente as pequenas e médias empresas, do comércio, setor de serviços ou pequenas indústrias, que podem ter acesso a energia a um custo menor. “É com grande satisfação que iniciamos a operação da primeira usina de energia a biogás no Estado do Maranhão, contribuindo para o desenvolvimento das pequenas e médias empresas. Estamos investindo no mercado de Geração Distribuída em todo o Brasil, apresentando mais uma fonte de energia limpa, renovável e econômica para o médio e pequenos consumidores”, afirma Roberto Nakagome, presidente da companhia.
Ao todo, a ENC Energy já está gerando energia, por meio de consórcios, para 260 estabelecimentos da Grande São Luís em variados setores, como redes de supermercados, de frigoríficos e de postos de combustíveis. A ENC Energy mantém contratos com aterros sanitários privados, devidamente licenciados pela legislação ambiental brasileira.