Acreditando no diferencial que pode ser proporcionado por uma gestão de resíduos responsável e pela consolidação de uma marca comprometida com o meio ambiente, o Grupo Copobras atingiu o índice de 95% de reciclabilidade de seus resíduos. A empresa, com sede em São Ludgero (SC), produz itens descartáveis e embalagens flexíveis. Para a companhia, é uma forma de mostrar que é possível ter produtividade mesmo sem abrir mão de políticas de responsabilidade ambiental.
Esta marca atingida é resultado de um projeto iniciado ainda em 2010, quando a empresa passou a investir em maior eficiência na coleta seletiva. O processo passou pela dedicação em conscientizar os colaboradores e por melhorias na infraestrutura da empresa, que agora quase não envia mais resíduos para aterros sanitários. Além disso, a Copobras realizou parcerias com instituições de reciclagem no estado catarinense e buscou apoio da comunidade local, instalando pontos de entrega de produtos consumidos de EPS/XPS.
A criação dos chamados Pontos de Entrega Voluntária faz parte da iniciativa de logística reversa a qual se comprometeram os signatários do acordo setorial de embalagens. De acordo com a diretoria do Grupo Copobras, a intenção é fomentar uma cadeia de reciclagem de embalagens pós-consumo e a ideia tem sido abraçada por diversas empresas e organizações do setor no país. Com isso, mais da metade da população brasileira tem acesso a pontos de coleta, de acordo com o Ministério do Meio Ambiente.
Fonte: Maxiquim