A petroquímica Braskem anunciou nesta terça-feira (10) que fechou contrato para vender 100% do capital da sua distribuidora de produtos químicos quantiQ por R$ 550 milhões para a GTM do Brasil Comércio de Produtos Químicos, uma das maiores empresas do setor na América Latina. Do valor da transação, R$ 450 milhões serão pagos na conclusão da venda e o restante em até 12 meses, com o valor podendo ter ajustes. A Braskem, maior petroquímica das Américas, vinha tentando vender a quantiQ desde o ano passado, quando contratou assessores para buscar interessados no mercado.
A quantiQ reúne negócios de distribuição que foram incorporados pela Braskem por meio de aquisições, como a antiga Ipiranga Química, do grupo Ipiranga, comprada em 2007, e ativos da Quattor, adquiridos em 2010.
A Braskem informou a partir de um comunicado que o negócio está em linha com a estratégia de reforçar sua operação petroquímica. A quantiQ tem quatro centros de distribuição e sete bases logísticas no Brasil e atende mais de 50 segmentos, entre eles a indústria de commodities e especialidades químicas. A GTM tem operações em diversos países da América Latina e Caribe, e é controlada pela gestora de fundos de private equity Advent International. A empresa continuará a distribuir os produtos da Braskem por meio de um contrato comercial, segundo o comunicado da petroquímica.
A conclusão da venda depende ainda da conclusão de algumas condições, entre elas a aprovação pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).
Fonte: MaxiQuim