O PE feito a partir do etanol da cana-de-açúcar e comercializado como Polietileno Verde I’m Green™ pela Braskem foi, recentemente, utilizado na Estação Espacial Internacional (ISS) para fazer uma conexão de tubulação para um sistema de irrigações de vegetais. O objeto foi feito pela Additive Manufacturing Facility – Impressora 3D permanente da ISS.
O PE Verde é produzido no Brasil e tem capacidade anual para produzir 200 mil toneladas de polietileno verde. Segundo oficiais, o material foi escolhido para o projeto em virtude das suas propriedades, como a flexibilidade, resistência química, reciclabilidade e, também, por ser feito a partir de uma matéria prima renovável.
A tecnologia permite que os astronautas fabriquem ferramentas e outras peças no espaço utilizando o biopolímero, aumentando a autonomia de missões espaciais. A parceria, permitirá que os astronautas recebam por e-mail desaines digitais de objetos e, então, produzi-los utilizando a impressora 3D, economizando tempo e recursos.
A Braskem emprega 8.000 pessoas ao redor do globo e tem vendas anuais próximas a US$ 17 bilhões.
Fonte: MaxiQuim