Avaliação feita por grupo executivo da Petrobras indicou necessidade de redução no custo do diesel em 2,7% e da gasolina em 3,2% nas refinarias, que entrará em vigor a partir sábado, 15/10.
O reajuste nos preços da estatal foi baseado na paridade com o mercado internacional. A empresa constatou ainda que a nova política prevê avaliações mensais para revisões de preço, podendo haver redução, manutenção ou aumento dos preços nas refinarias. A empresa avaliará, também, conceder descontos pontuais ao diesel e à gasolina em mercados específicos.
A decisão do comitê levou em conta o maior volume de importações, reduzindo a participação da Petrobras no mercado interno. Este fator é intensificado no caso do Diesel no qual as importações correspondem a 14% da demanda no país. A importação de gasolina, por sua vez, teve um aumento de 28% ao mês entre março e setembro deste ano.
A estatal ainda comunicou que as revisões de preços nas refinarias podem não influenciar no preço final para o consumidor, uma vez que a precificação depende de outros integrantes da cadeia de petróleo, como as distribuidoras e os postos de combustíveis.
A Petrobras estima que se o ajuste for integralmente repassado o diesel e a gasolina podem cair cerca de R$ 0,05 por litro.
Fonte: MaxiQuim