O plano nacional de exportações deverá ser lançado pelo governo federal em junho. Esta é a intenção da presidente Dilma Rousseff, afirmou ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro, ao Valor. Ele tem prometido o lançamento do plano desde sua posse.
No momento, prosseguiu ele, o Mdic está tentando convencer a área econômica do governo a ampliar o Proex Equalização, apesar de no momento os repasses do programa estarem atrasados. “O Proex Equalização, em termos de custo/benefício, alavanca a exportação. Estamos em plena discussão [para ampliá-¬lo], já que a presidente Dilma quer lançá-lo em junho”. Nesse ponto o contingenciamento do orçamento federal pode se chocar com o plano, disse Monteiro, ao participar da 7ª Reunião da Rede Interamericana de Guichês Únicos de Comércio Exterior, organizada pelo BID em Brasília.
O ministro avaliou ainda que o bloqueio de recursos não preocupa a pasta em si, mas a suas autarquias, “que são, inclusive, importantes para a arrecadação”.
Autor: Lucas Marchesini
Fonte: Valor Econômico / Reprodução: Brazilian Pharma Solutions