O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) contratou financiamento de R$ 1,17 milhão às empresas Texlab – Soluções e Comércio de Produtos Têxteis Ltda, de São Paulo, e Kanzo Comércio e Indústria de Confecções Ltda, de Iturama (MG), ambas do Grupo Renata Iwamizu. Os recursos destinam-se ao desenvolvimento e fortalecimento de inovações aplicadas à indústria têxtil.
A operação acontece no âmbito do Programa BNDES de Sustentação do Investimento (BNDES PSI), subprograma Inovação e Máquinas e Equipamentos Eficientes. Os recursos correspondem ao valor total a ser investido no projeto, que contempla duas linhas principais de investimento: propriedade intelectual e implantação de laboratório de inovações.
Os investimentos em propriedade intelectual contemplam o depósito de patente e registro de marca, em vários países, do Moovexx. Trata-se de uma solução inovadora para cós e cinto, que proporciona mais conforto no vestir.
O laboratório de inovações, por sua vez, será instalado nas dependências da Texlab na capital paulista, em um espaço reformado com área de 180 m², onde poderão ser desenvolvidos novos produtos e aplicações. O espaço será organizado de modo a permitir a geração de ideias, com arquitetura favorável à metodologia do Design Thinking.
Entre os méritos da presente operação, está o de dinamizar uma indústria empregadora de mulheres, sobretudo em um município de população inferior a 40 mil habitantes (Iturama), com economia baseada na plantação de cana-de-açúcar. O apoio também possibilita a geração de propriedade intelectual nacional aplicada ao setor têxtil.
Fundada em 2003, a Kanzo desenvolve e comercializa bermudas e calças direcionadas ao público masculino adulto, especialmente em jeans e sarja. Os produtos levam a marca própria Kanzo e são comercializados nos Estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.
(BNDES)
Fonte: ANPEI