A BP, uma das maiores produtoras de ácido tereftálico purificado do mundo, também conhecido comercialmente como PTA, está planejando atualizar três de suas plantas nos EUA e Bélgica, o investimento previsto é de mais de US$ 200 milhões. A empresa é responsável por produzir aproximadamente 7,1 milhões de toneladas anuais de PTA em sete localidades.
As plantas que devem receber investimentos, são as localizadas nos complexos de Cooper River na Carolina do Sul, EUA e em Geel na Bélgica. Estes investimentos devem posicionar as instalações de produção de PTA como sendo as mais eficientes do mundo, permitindo a companhia aumentar a eficiência energética e a qualidade da matéria prima, reduzindo custos e emissões de gases responsáveis pelo efeito estufa.
A unidade PTA1 sediada em Cooper River deve estar repaginada até a metade de 2016. Enquanto no complexo de Geel, devem ser atualizadas duas unidades, a primeira deve ser a PTA3 com previsão de conclusão até o final do próximo ano, e em 2016 deve-se iniciar a atualização da PTA2.
O PTA é matéria prima para a fabricação de poliéster, que pode ser utilizado para diversas aplicações que variam desde tecidos até recipientes para comida e bebida.
Fonte: MaxiQuim