A norte americana LyondellBasell fechou o 1T14 com números praticamente constantes em relação ao trimestre anterior. Apesar dos ventos contrários de manutenção, volatilidade de custos das matérias primas relacionadas com o clima e atrasos na entrega, a receita do 1T14 foi de $11,1 bilhões, manteve-se constante em relação ao 4T13. O lucro líquido apresentou uma queda em relação ao 4T13,devido aos fatos apresentados acima e o EBITDA foi de $1,668 milhões.
O programa de crescimento desenvolvido pela empresa está começando a gerar resultados, com o start up da planta de metanol e a expansão de 200 mil libras por ano de polietileno em Matagorda, foi iniciado as etapas finais da expansão de eteno La Porte que tem previsão para estar concluída no inicio do 3T14, para o 2T14 esperam receber as licenças ambientais finais para a expansão de etileno Corpus Christi.
O tempo ocioso planejado, para a expansão de La Porte será suprido pelo acúmulo de estoques e sua capacidade de eteno permitirá atender à demanda dos clientes. Nos EUA as principais matérias primas para a produção de eteno continuam em abundância, acompanhando o preços do gás natural, embora os preços do gás natural tenham aumentado devido as temperaturas de inverno recordes.
Fonte: MaxiQuim